Produção Agrícola e Animal

  • ACTUALIZAÇÃO EM APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

    25.0 horas

    Apresentação

    A necessidade da realização desta acção surge da obrigatoriedade do cumprimento do Decreto-lei 26/2013 e das sucessivas alterações regulamentares que obriga à frequência desta acção pelos agricultores que manipulam e aplicam os produtos fitofarmacêuticos e tem o cartão de aplicador a caducar.

  • AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

    50.0 horas

    Apresentação

    Agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente, é justa do ponto de vista social e consegue ser economicamente viável. A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir, às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. Princípios e características da agricultura sustentável (ações importantes): - Diminuição de adubos químicos, através da técnica da fixação biológica de nitrogênio. - Uso de técnicas em que não ocorram a poluição do ar, do solo e da água. - Prática da agricultura orgânica, pois esta não utiliza pesticidas e adubos químicos. - Criação e uso de sistemas de captação de águas das chuvas para ser utilizada na irrigação. - Não desmatar florestas e matas para a ampliação de áreas agrícolas. - Uso racional ou, quando possível, eliminação dos pesticidas. Pesticidas ilegais não devem ser usados em hipótese alguma, pois além de contaminar o solo podem prejudicar a saúde de consumidores e funcionários que manipulam estes produtos. Há casos de morte em função do uso de pesticidas ilegais. - Uso da agroenergia, que são fontes de energia geradas no campo como, por exemplo, biocombustíveis (biodiesel, biogás, etanol e outros derivados de restos da produção e biomasssa). A preferência deve ser sempre pelo uso de fontes de energia limpa e renovável, evitando ao máximo o uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). - Adoção do Sistema de Plantio Direto, que preserva a capacidade produtiva do solo. Este sistema se baseia em: não arar o solo antes do plantio, cobrir o solo com folhagens secas e fazer a rotação de cultura. - Adoção da Gestão Ambiental e Territorial, em que são feitos estudos para que cada prática agrícola seja executada em áreas e climas onde a cultura vai alcançar maior rendimento com menor desgaste do solo. É levado em conta também, neste sistema, a proximidade da área produtiva com o mercado consumidor, visando diminuir os custos com transporte e a poluição do ar gerada. - Respeito às leis trabalhistas dos trabalhadores do campo, investimento em capacitação profissional e pagamento de salários justos. - Nunca utilizar mão de obra infantil ou trabalho escravo. Cabe ao governo fiscalizar e punir aqueles que praticam este tipo de crime. - Valorização da agricultura familiar que gera trabalho e renda às famílias rurais, possibilitando suas permanências no campo.

  • AMENDOEIRA

    0 minutos

    Apresentação

  • APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

    50.0 horas

    Apresentação

    A necessidade da realização desta acção surge da obrigatoriedade do cumprimento do Decreto-lei 26/2013 e das sucessivas alterações regulamentares que obriga à frequência desta acção pelos agricultores que manipularem e aplicarem produtos fitofarmacêuticos.

  • AZEITE

    50.0 horas

    Apresentação

    A maioria dos associados da APPITAD tem como principal cultura o olival. A realização desta acção surge da necessidade de os olivicultores adquirirem conhecimentos, quer no âmbito da transformação das azeitonas e de todo o processo no lagar, mas também no que concerne à prova de azeite, legislação do sector e regulamento de rotulagem, permitindo assim um maior conhecimento do produto propriamente dito.

  • CASTANHEIRO

    0 minutos

    Apresentação

  • CONDUZIR E OPERAR COM O TRATOR EM SEGURANÇA

    50.0 horas

    Apresentação

    Entendemos a realização desta acção como extremamente importante para fazer face às carências dos associados da APPITAD nesta área, uma vez que todos operam com veículos agrícolas e necessitam de adquirir competências que lhes permitam conduzir e manobrar de forma correta e segura o tractor e as respectivas máquinas agrícolas

  • CULTURA DE POMARES DE FIGUEIRA

    25.0 horas

    1 módulos | 25.0 horas

    Apresentação

    A realização desta acção surge da necessidade de os nossos associados adquirirem conhecimentos no que diz respeito as operações à implantação, manutenção, condução e colheita de pomares de figueira, segundo os príncipios de Proteção Integrada.

  • FISCALIDADE E CONTABILIDADE

    25.0 horas

    Apresentação

    As questões relacionadas com a gestão básica das explorações/empresas são cada vez mais importantes para o sucesso das mesmas.

  • MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO

    Planeado(a)

    50.0 horas

    Apresentação

    • Data de Início

      30/11/2020

    • Data de Fim

      15/12/2020

    • Horário

      Pós-Laboral com sábados

  • OLIVICULTURA EM MODO DE PRODUÇÃO INTEGRADA

    Planeado(a)

    50.0 horas

    Apresentação

    A cultura da oliveira é a mais representativa entre os associados da APPITAD. A aquisição de conhecimentos nesta cultura por parte dos agricultores torna-se fundamental para o sucesso da sua actividade.

    • Data de Início

      01/01/2021

    • Data de Fim

      30/01/2021

    • Horário

      Pós- Laboral

  • PLANTAS AROMÁTICAS

    0 minutos

    Apresentação

  • PRODUTOS DA COLMEIA

    25.0 horas

    Apresentação

    A realização desta acção surge na necessidade dos nossos associados, cada vez mais ligados ao sector apicola adquirirem mais conhecimentos na área

  • VINHO

    50.0 horas

    Apresentação

    A realização desta acção é importante para os nossos associados, uma vez que hoje em dia é cada vez mais necessário não só o investimento na área produtiva, mas também no processo de transformação, inserindo-se esta acção, como a possibilidade de os produtores adquirirem conhecimentos sobre a qualidade dos vinhos que produzem, melhorando assim o seu potencial produtivo